quinta-feira, julho 19, 2007

CRISE AÉREA - IMPRENSA E OPOSIÇÃO

O Brasil assistiu atônito na noite de terça-feira, dia 17 de julho último, ao maior desatre aéreo ocorrido no país.
As imagens transmitidas pelas TVs mostravam o horror que acontecia ao lado do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Cenas chocantes do incêndio que consumia o prédio da TAM, partes do avão Airbus encrustadas no prédio em ruínas. Estima-se que por volta de 200 pessoas perderam a vida nesse trágico acidente. Era uma noite fria na cidade, choveu de forma moderada mas contínua por todo aquele dia. Ficou mais fria e úmida com as imagens daquele acidente.
A grande imprensa, Rede Globo, Rádio CBN, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo, etc, partiram em suas reportagens a especular o porque do avião ter caído e após essa especulação colocaram seus colunistas para emitir opiniões e comentários sobre quem tinha a culpa do acontecido. Eles, elegeram rapidamente um culpado, o Governo Lula.
O governo Lula é culpado porque a pista do aeroporto de Congonhas, recém reformada, não possuia as ranhuras que garantiriam o escoamento da água e uma maior aderência dos pneus ao solo (grooving) e essa teria sido a causa do acidente, setenciaram. Alguns jornalistas/comentarista chegaram a afirmar que o Governo Lula foi criminoso.
Em nenhum momento procuraram a opinião de especialistas da aviação isentos, para informar fatos, característica do pouso de uma aeronave. Apenas decretaram ser o governo Lula um governo homicida.
Chegaram ao cúmulo da mentira ao opinar que o Presidente estava ausente, se escondia, fugia, não dava nenhuma declaração, quando na verdade logo após saber do ocorrido o Presindente através de uma nota declarou que estava chocado, consternado com o acontecido. Na mesma noite decretou luto oficial de 3 dias, criou um gabinete de crise com ministros, despachou imediatamente o Ministro da Aeronáutica, Juniti Saito, para São Paulo afim de acompanhar in loco a situação.
Hoje, para contrariar a grande imprensa golpista, a Infraero divulgou um vídeo com imagens captadas pelas câmeras postadas na pista aonde tentou descer o Airbus da TAM. Essas imagens, comparam a descida de um outro avião Airbus com as imagens do avião acidentado. O primeiro aterrisa numa velocidade muito menor que o segundo, ficando claro pelas imagens que sua velocidade, do Airbus acidentado, estava excessiva.
Na análise do vídeo, alguns especialistas afirmam que conseguem ver fumaça saindo de uma das turbinas o que pode evidenciar que o avião estava com problemas mecânicos no momento do pouso. Mas só teremos certeza de tudo após a análise da caixa preta que registra todos os dados técnicos do avião.
Mesmo após a divulgação desse vídeo e da palavra dos especialistas sobre o indicativo de problemas técnicos com o avião, comentaristas dessa imprensa golpista diziam sinicamente que não importava isso porque mesmo assim o governo era culpado, era só lembrar do caos dos aeroportos por causa da greve dos controladores, da qual culpam o governo.
Essa imprensa aliada aos políticos do PSDB e DEM estão criando um clima sectário na sociedade brasileira. Num artigo publicado hoje na FSP, o psiquiatra FRANCISCO DAUDT, colunista da Revista da Folha escreve: "Gostaria imensamente de ter minha dor amenizada por uma manchete que estampasse, em letras garrafais, "GOVERNO ASSASSINA MAIS DE 200 PESSOAS". Sua coluna (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1907200743.htm) para assinantes, é um desfilar de ódio, rancor, preconceito e falsidade. Fomenta claramente o sectarismo de classes ao afirmar: "Talvez o presidente não se importe tanto, afinal, quem viaja de avião não é beneficiário de sua bolsa-esmola, não faz parte do seu particular curral eleitoral cevado com o dinheiro que ele arranca de nós. Devem fazer parte das tais "elites", que é como ele escarnece da classe média que faz (apesar do governo) o país crescer."
O sr faz o país crescer? Quem faz o país crescer são o operários, os trabalhadores rurais os assalaridos desse país. esses geram riqueza, esse senhor gera discórdia.
Esse senhor tem saudades, ele e a imprensa golpista, de FHC e do que ele nos proporcionou, do apagão de energia, da compra de votos, do dólar maquiado para ganhar a eleição e depois deixar o país de joelhos junto ao FMI, de elevar a inflação, proporcionar ganhos extraordinários de dinheiro aos seus pupilos que conduziam a economia nacional e se aproveitaram disso.
Incomoda a todos eles que o povo, não ainda como deve, estar se apossando desse pais.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog