terça-feira, janeiro 02, 2007

OPINIÃO - DISCUSO DE POSSE - LULA 2007




Lula em seu discurso no Congresso Nacional deixou claro seu compromisso com os necessitados desse país, lembrando sua origem pobre e sua trajetória até a Presidência da República, fez desse relato a sua justificativa para reafirmar sua opção e compromisso com a camada mais pobre desta Nação.

“Muito tentamos nos últimos quatro anos, mas fatores históricos, dificuldades políticas e prioridades inadiáveis fizeram com que nosso esforço não fosse inteiramente premiado”.

Lula, neste trecho do discurso, dá a explicação, ainda que superficial, sobre porque no seu primeiro mandato não foi possível realizar todas as mudanças que almejamos.

Precisamos recordar do momento histórico que nosso país vivia em 2003.
Havia a grande desconfiança de que o seu governo desestabilizaria a Nação. O “mercado” e o empresariado estavam extremamente desconfiados e arredios. A inflação voltava a incomodar. E acredito que no próprio governo havia temores de que medidas radicais levariam a ingovernabilidade. O PT e Lula tiveram medo de governar.

Segue seu discurso alinhavando as idéias que pretende para destravar, palavra da moda, a economia brasileira, suas prioridades:
Responsabilidade fiscal.
Aumentar o investimento público e desonerar o investimento privado.
Investimento em energia elétrica e em bio energias, expandir o Luz para Todos.
Legislação unificada para o ICMS.
Queda na taxa de juros.
Comércio exterior

Segue, fazendo a defesa do Bolsa Família, e critica aqueles que chamam o projeto de assistencialista e populista.

Dá ênfase a questão da Educação como instrumento fundamental para o progresso de um país.
Chama ao entendimento a oposição através da prática política:”Temos de construir consensos que não eliminem nossas diferenças, nem apaguem os conflitos próprios das sociedades democráticas”. Mas também dá um recado claro a PSDB e PFL: ”O povo fez uma escolha consciente. Mais do que um homem, escolheu uma proposta, optou por um lado”.
Para mim, um discurso consistente, maduro. Espero que consiga realizar o que discursou, espero que daqui a 4 anos este país esteja definitivamente nos trilhos do desenvolvimento, da justiça social e do progresso.
Minha opinião e meu desejo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger